Bruna Tanzi
Curiosidades da Copa do Mundo de 1950
A Copa do Mundo de 1950 foi realizada no Brasil entre os dias 24 de junho e 16 de julho. Contou com a participação de 13 seleções.
Seleções participantes: Brasil, Iugoslávia, México, Suíça, Espanha, Inglaterra, Chile, Estados Unidos, Suécia, Itália, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Campeão: Uruguai (tornou-se bi-campeão)
Vice: Brasil (Técnico: Flávio Costa)
Jogos do Brasil
1ª Fase: Brasil 4 x 0 México / Brasil 2 x 2 Suíça / Brasil 2 x 0 Iugoslávia
Quartas de final: Brasil 7 x 1 Suécia
Semifinal: Brasil 6 x 1 Espanha
Final: Brasil 1 x 2 Uruguai
Campanha do Brasil: 6 jogos / 1 derrota / 22 gols pró / 6 gols contra
Artilheiro: Ademir, do Brasil, com 9 gols
Curiosidades da edição de 50:
- Foi somente a partir da Copa do Mundo de 50 que os jogadores passaram a usar camisas numeradas, o que facilitou a identificação de cada atleta por parte do árbitro, imprensa e torcida.
- Estima-se que cerca de 200 mil pessoas assistiram a final no Maracanã, provavelmente o maior público de um jogo de futebol de todos os tempos. Com a derrota do Brasil por 2 a 1 para o Uruguai, o clima no estádio e nas ruas do Rio de Janeiro ficou extremamente triste.
- Como neste ano ainda não havia transmissão televisiva no Brasil, quem não compareceu aos estádios acompanhou os jogos através do rádio, principal meio de comunicação até a década de 50.
- Nenhum jogador foi expulso nesta edição.
- Ghiggia, do Uruguai, foi o primeiro jogador a marcar gols em todos os jogos de uma Copa do Mundo. Jairzinho, do Brasil, repetiria o feito 20 anos depois, mas fazendo uma partida a mais.
- O Brasil realizou somente uma partida fora do Maracanã durante o Mundial. Foi contra a Suíça e o placar acabou empatado.
- Todos os jogadores da Seleção Uruguaia, campeã do mundo, eram naturais da cidade de Montevideo, capital do país.
- Milorad Arsenijevic foi o primeiro a disputar um mundial como jogador e depois como treinador. Ele já tinha jogado o mundial de 1930, pela Iugoslávia.
- E no mundial de 1950, o futuro treinador da Inglaterra, campeã do Mundo em 1966, Alf Ramsey, estava entre os jogadores da seleção.
- O jogador mais velho do torneio foi o inglês Stanley Matthews, que tinha 35 anos. Contudo, Matthews jogaria pela seleção inglesa por mais sete anos e sua carreira terminaria somente 15 anos depois.
- Vicente Feola, que seria técnico campeão mundial pelo Brasil em 1958, foi assistente do técnico Flávio Costa em 1950.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário