A reportagem de hoje do Especial Copa do Mundo traz as curiosidades do Mundial disputado em 1954.
Conheça um pouco mais de tudo o que rolou nos gramados da Suíça.
Bruna Tanzi
A Copa do Mundo de 1954 foi realizada na Suíça entre os dias 16 de junho e 04 de julho. Contou com a participação de 16 seleções.
Seleções participantes: Alemanha Ocidental, Áustria, Bélgica, Brasil, Coréia do Sul, Escócia, França, Hungria, Inglaterra, Iugoslávia, Itália, México, Suíça, Tchecoslováquia, Turquia e Uruguai.
Campeão: Alemanha Ocidental
Vice: Hungria
Classificação do Brasil: 7° lugar (Técnico: Zezé Moreira)
Jogos do Brasil
1ª Fase: Brasil 5 x 0 México / Brasil 1 x 1 Iugoslávia
Quartas de Final: Hungria 4 X 2 Brasil
Campanha do Brasil: 3 jogos / 1 derrota / 1 empate / 8 gols pró / 5 gols contra
Artilheiro: Kocsis, da Hungria, com 11 gols.
Curiosidades da Copa de 54
- Na Copa do Mundo da Suíça um fato causou preocupação em todos que estavam assistindo ao jogo entre Uruguai e Hungria. Após fazer o gol de empate para sua seleção, o uruguaio Juan Eduardo Hohberg desmaiou em campo. Ele recebeu atendimento médico e se recuperou no hospital.
- A maior média de gols de uma Copa foi registrada em 1954. Foram marcados aproximadamente 5,4 gols por partida.
- A Copa na Suíça foi um sucesso também no lado financeiro, embora os estádios tivessem capacidades pequenas, pois pela primeira vez a competição teve recursos de marketing para arrecadar dinheiro, como a venda de moedas comemorativas.
- Sandor Kocsis só disputou a Copa de 1954, mas está entre os cinco maiores artilheiros da história de todas as Copas. Seu recorde, de 11 gols em uma única competição, foi superado somente por Fontaine, em 1958.
- Kocsis também foi um dos únicos quatro jogadores a marcar três gols em duas partidas de Copa do Mundo. Fontaine, Muller e Batistuta são os outros três.
- As três expulsões ocorridas durante a Copa de 1954 foram na partida entre Brasil e Hungria: o húngaro Boszik e os brasileiros Nilton Santos e Humberto.
- A vitória da Hungria sobre a Coréia do Sul por 9 a 0 foi a maior da história das Copas até então. Só foi superada em 1982.
- O jogo entre Áustria e Suíça, que acabou com o placar de 7 a 5, foi o jogo com mais gols na história das Copas até hoje.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário