domingo, 30 de maio de 2010

Especial Copa do Mundo

Seguindo com as reportagens especiais sobre os estádios da Copa do Mundo da África do Sul, conheça um pouco sobre o Soccer City, local que abrigará a partida da seleção brasileira contra a Costa do Marfim.

Bruna Tanzi



O Soccer City está localizado no sudoeste de Johanesburgo, próximo de Soweto, distrito onde vive cerca de 40% da população da cidade e região dos torcedores mais fanáticos.

É o estádio mais artístico, impressionante e será palco do jogo de abertura e grande final da Copa do Mundo de 2010.

Seu desenho foi inspirado no calabash (tradicional vaso artesanal africano) e o apelo estético ficará ainda mais impactante com a iluminação noturna.

Este foi o primeiro estádio do país que obedeceria os critérios internacionais, construído na década de 80 com verba obtida pela própria comunidade esportiva.

Foi onde Nelson Mandela fez seu primeiro discurso após sair da prisão, em 1990. Três anos depois, milhares de pessoas se emocionaram em seu funeral, neste mesmo local.

Além disso, também sediou a final da Copa das Nações Africanas, em 1996, quando a seleção nacional derrotou a Tunísia por 2 a 0.

A arena original era conhecida como Estádio FNB e tinha capacidade para 80 mil pessoas. Hoje, depois da reforma para a Copa do Mundo, pode receber até 88.640 torcedores.

Outras melhorias foram o aumento do número de camarotes, de 85 para 184, construção da cobertura, reforma dos vestiários e instalação de novos holofotes.

Jogos disputados no Soccer City:

11 de junho
11 horas – África do Sul x México (Grupo A)

14 de junho
8h30 0 Holanda x Dinamarca (Grupo E)

17 de junho
8h30 – Argentina x Coréia do Sul (Grupo B)

20 de junho
15h30 – Brasil x Costa do marfim (Grupo G)

23 de junho
15h30 – Gana x Alemanha (Grupo D)

Nenhum comentário:

Postar um comentário