segunda-feira, 31 de maio de 2010

Especial Copa do Mundo

Acompanhe hoje as curiosidades e informações da Copa do Mundo de 1962.

Bruna Tanzi

A Copa do Mundo de Futebol de 1962 foi realizada no Chile entre os dias 30 de maio e 17 de junho. Contou com a participação de 16 seleções.

Seleções participantes: Alemanha Ocidental, Argentina, Brasil, Bulgária, Chile, Colômbia, Espanha, Hungria, Itália, Inglaterra, Iugoslávia, México, Suíça, Tchecoslováquia, URSS e Uruguai.

Campeão: Brasil (Técnico: Aimoré Moreira)
Vice: Tchecoslováquia

Jogos do Brasil
1ª Fase: Brasil 2 X 0 México / Brasil 0 X 0 Tchecoslováquia / Brasil 2 X 1 Espanha
Quartas de Final: Brasil 3 x 1 Inglaterra
Semifinal: Brasil 4 X 2 Chile
Final: Brasil 3 X 1 Tchecoslováquia

Campanha do Brasil: 6 jogos / 1 empate / 14 gols pró / 5 gols contra
Artilheiro: Drazen Jerkovic, da Iugoslávia, com 5 gols

Curiosidades da Copa de 62

- Na Copa do Mundo do Chile, realizada em 1962, na disputada partida entre Brasil e Inglaterra, um cachorro invadiu o campo e proporcionou uma das cenas mais hilárias de todos os tempos da Copa. O habilidoso Garrincha foi para cima do animal, porém tomou um drible. Já o jogador inglês Greaves, que não era tão habilidoso quanto o ponta brasileiro, teve sucesso e pegou o cão.

- A Copa do Mundo de 1962 foi uma das mais violentas de todos os tempos. Nos cinco primeiros dias de jogos, cerca de 50 jogadores ficaram contundidos em função de jogadas violentas.

- Vicente Feola, técnico da Seleção Brasileira campeã mundial de 1958, não comandou a equipe porque estava doente. Aimoré foi o técnico bicampeão mundial.

- Alfredo Di Stefano, um dos maiores jogadores de todos os tempos, apesar de ser argentino de nascimento, se naturalizou espanhol para poder disputar a copa pela "Fúria". Mas uma contusão de última hora impediu o jogador de participar de uma Copa do Mundo.

- Adolfo Pederneira, excepcional atacante argentino, nunca conseguiu disputar um mundial como jogador. Mas em 1962, foi à copa como treinador da Colômbia.

- O estádio Nacional de Santiago recebeu mais de 75 mil espectadores para o jogo da semifinal entre Chile e Brasil. Construído em 1937, sua capacidade máxima era de 74 mil pagantes.

- Amarildo substituiu Pelé a partir do segundo jogo da copa e não deixou por menos. Tanto que ganhou o apelido de "possesso". Sua participação foi tão importante que, após o mundial, se transferiu para o futebol europeu.

- O atacante brasileiro que jogou com o nome de Mazola, em 1958, naturalizou-se italiano e adotou o nome de Altafini, jogando pela "Azurra" no mundial do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário