quinta-feira, 3 de junho de 2010

Especial Copa do Mundo

Há aproximadamente 36 anos, Alemanha Ocidental conquistava o bicampeonato Mundial diante da sua torcida. Confira as curiosidades sobre a Copa disputada em 1974.

Bruna Tanzi

A Copa do Mundo de Futebol de 1974 foi realizada na Alemanha Ocidental entre os dias 13 de junho e 07 de julho. Contou com a participação de 16 seleções.

Seleções participantes: Alemanha Ocidental, Alemanha Oriental, Argentina, Austrália, Brasil, Bulgária, Chile, Escócia, Haiti, Holanda, Itália, Iugoslávia, Polônia, República Democrática do Congo (Zaire), Suécia e Uruguai.

Campeão: Alemanha Ocidental (bicampeã)
Vice: Holanda
Classificação do Brasil: 4° lugar (Técnico: Zagallo)

Jogos do Brasil
1ª Fase: Brasil 0 x 0 Iugoslávia / Brasil 0 x 0 Escócia / Brasil 3 x 0 Zaire
2ª Fase: Brasil 1 x 0 Alemanha Ocidental / Brasil 2 x 1 Argentina / Brasil 0 x 2 Holanda
Disputa de 3° lugar: Brasil 0 x 1 Polônia
Campanha do Brasil: 7 jogos / 3 vitórias / 2 empates / 6 gols pró / 4 gols contra
Artilheiro: Grzegorz Lato, da Polônia, com 7 gols

Curiosidades da Copa de 74:

- Na Copa da Alemanha, a seleção da Holanda ganhou o apelido de "Laranja Mecânica", graças ao encantador futebol apresentado.

- A Seleção Brasileira marcou apenas seis gols em sete jogos. Uma média de 0,85 gol por partida.

- A situação estava tão tensa na Alemanha em 1974 que em todas as esquinas existiam guardas e cães vigiando o movimento. Dois anos antes, terroristas palestinos mataram 11 judeus nas olimpíadas de Munique.

- O "deus" do futebol brasileiro, Pelé, não quis disputar a Copa da Alemanha, em forma de protesto ao regime militar que governava o Brasil, na década de 70. O próprio jogador declarou isso recentemente em um programa de televisão.

- Franz Beckenbauer, capitão da seleção campeã mundial, elogiou excessivamente a atuação do lateral Berti Vogts na final contra a Holanda. Para o Kaiser, Vogts anulou Cruyff. Os dois também foram técnicos da Alemanha. Beckenbauer, em 1986 e 1990, e Vogts na Copa de 1994.

- A Seleção Brasileira só marcou o seu primeiro gol em 1974 na terceira partida, quando enfrentou o Zaire e venceu por 3 a 0. Antes, o time de Zagallo empatou com a Iugoslávia e Escócia.

- A Iugoslávia aplicou a maior goleada dessa Copa. A vítima foi a humilde Seleção do Zaire. Os iugoslavos golearam os africanos por 9 a 0.

- Os jogadores holandeses alcançaram grande popularidade na Copa de 1974. Cruyff e companhia aproveitaram o sucesso e começaram a cobrar por autógrafos, parando apenas depois de serem muito criticados pela imprensa.

- A derrota na final da Copa abalou muito o craque holandês Johan Cruyff, que prometeu nunca mais disputar uma Copa do Mundo. E cumpriu sua promessa.

- Ademir da Guia, craque brasileiro e maior jogador da história do Palmeiras, só teve uma chance na Seleção Brasileira na Copa de 1974. Entrou em campo na disputa pela terceira colocação, quando o Brasil perdeu para a Polônia por 1 a 0.

- Franz Beckenbauer, líbero alemão na Copa de 1974, disputou cinco Copas do Mundo, sendo três como jogador e duas como técnico. Em todas, chegou no mínimo às semifinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário