domingo, 13 de junho de 2010

Especial Copa do Mundo

Confira agora as informações da Copa do Mundo que terminou com o quinto título do Brasil.

Bruna Tanzi

A Copa do Mundo de Futebol de 2002 foi realizada no Japão e na Coréia do Sul entre os dias 31 de maio e 30 de junho. Contou com a participação de 32 seleções.

Seleções participantes: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bélgica, Brasil, Camarões, China, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, México, Nigéria, Paraguai, Polônia, Portugal, Rússia, Senegal, Suécia, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Campeão: Brasil (5° título) (Técnico: Felipão)
Vice: Alemanha

Jogos do Brasil:
1ª Fase: Brasil 2 x 1 Turquia / Brasil 4 x 0 China / Brasil 5 x 2 Costa Rica
Oitavas de final: Brasil 2 x 0 Bélgica
Quartas de final: Brasil 2 x 1 Inglaterra
Semifinal: Brasil 1 x 0 Turquia
Final: Brasil 2 x 0 Alemanha

Campanha do Brasil: 7 jogos / 7 vitórias / 18 gols pró / 4 gols contra
Artilheiro da Copa de 2002: Ronaldo, do Brasil, com 8 gols

Curiosidades da Copa de 2002

- A Copa do Mundo de 2002 teve 3 mascotes: Ato, Kaz e Nik.

- Na Copa do Mundo do Japão/Coréia do Sul ocorreu o gol mais rápido da história da competição. O jogador turco Hakan Sukur marcou aos 11 segundos contra a seleção da Coréia do Sul, durante a disputa da medalha de bronze.

- A França fez a pior campanha de uma seleção que defendia título: terminou na 28ª colocação, sendo eliminada ainda na primeira fase.

- O sul-coreano Ahn Jung-Hwan acabou demitido do Perugia após eliminar a Itália da Copa.

- Klose brilhou durante a goleada alemã por 8 a 0 sobre a Arábia: a 3ª maior da história.

- A Itália bateu o recorde de gols anulados na competição, foram cinco em apenas 4 jogos. Um deles, que seria o mais importante para os italianos, foi contra a Coréia do Sul,que os eliminou nas oitavas de final.

- A Bélgica levou a seleção mais velha da Copa, com média de idade de 28 anos. Seu jogador mais velho, o meia Danny Boffin, tinha 37 anos. Já a Nigéria estava com a seleção mais jovem da competição, 23 anos de média.

- Ronaldo fez 8 gols em 2002, pelo Brasil. Desde a Copa de 1974, na Alemanha, um jogador não marcava mais de sete gols na competição. Dois deles foram marcados na final, contra a Alemanha.

- O Brasil igualou o recorde alemão de participar de três finais consecutivas. Enquanto os brasileiros disputaram as finais em 1994, 1998 e 2002, levando duas delas, a Alemanha disputou em 1982, 1986 e 1990, e só levou na última.

- O técnico sérvio Bora Milutinovic disputou sua quinta Copa do Mundo consecutiva pela quinta seleção diferente - México, Costa Rica, EUA, Nigéria e China. Ele enfrentou o Brasil pela terceira vez, sendo uma pela Costa Rica, outra pelos Estados Unidos e a última pela China, e perdeu todas.

- A Coréia do Sul tornou-se o primeiro país asiático a ficar entre os quatro melhores do mundo. Até então, a melhor campanha tinha sido da Coréia do Norte, em 1966, na Inglaterra, quando ficou na oitava colocação.

- A final entre Brasil e Alemanha foi inédita. As duas equipes mais bem sucedidas das Copas nunca haviam se encontrado no torneio. Ambas são recordistas em finais de Mundiais, com sete para cada lado.

- Cafu, lateral direito da seleção brasileira, foi o primeiro jogador a disputar três finais de Copa consecutivas. Em 1994 quando o Brasil conquistou o tetra, em 1998 quando ficou em segundo lugar, e em 2002, no pentacampeonato.

- Três seleções terminaram o torneio invictas: o Brasil, campeão com sete vitórias, a Espanha, na 5ª colocação com três vitórias e dois empates, e a Irlanda, em 12º lugar com uma vitória e três empates.

- O Brasil venceu todos os 7 jogos que disputou, quebrando o recorde histórico de vitórias em Copas do Mundo. Essa foi a quarta vez que uma seleção conquistou o título da competição com 100% de aproveitamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário