Hoje, o blog Hora do Futebol apresenta a reportagem sobre a Copa do Mundo de 1966, realizada entre os dias 11 e 30 de julho, na Inglaterra.
Bruna Tanzi
A Copa do Mundo de Futebol de 1966 contou com a participação de 16 seleções.
Seleções participantes: Alemanha Ocidental, Argentina, Brasil, Bulgária, Chile, Coréia do Norte, Espanha, França, Hungria, Inglaterra, México, Portugal, Suíça, URSS e Uruguai.
Campeão: Inglaterra
Vice: Alemanha Ocidental
Classificação do Brasil: 11° lugar (Técnico: Vicente Feola)
Jogos do Brasil
1ª Fase: Brasil 2 X 0 Bulgária/ Brasil 1 x 3 Hungria / Brasil 1 X 3 Portugal
Campanha do Brasil: 3 jogos / 1 vitória / 4 gols pró / 6 gols contra
Artilheiro: Eusébio, de Portugal, com 9 gols
Curiosidades da Copa de 66
- A primeira Copa do Mundo de Futebol a ter um mascote foi a de 1966, na Inglaterra. Era um leãozinho chamado Willie.
- Todos os países africanos (África do Sul, Argélia, Egito, Etiópia, Gabão, Gana, Guiné, Camarões, Libéria, Líbia, Mali, Marrocos, Nigéria, Senegal, Sudão, Síria e Tunísia) não disputaram as eliminatórias em protesto contra a Fifa, que resolveu não classificar diretamente um país do continente africano, incluindo-os nas eliminatórias da Ásia e Oceania.
- A Copa de 1966 começou com um roubo. A tão aclamada Taça Jules Rimet foi colocada em exibição no Central Hall, de Westminter. No dia 20 de março, sem nenhuma violência, quebra dos vidros da vitrine onde se encontrava ou toque nos selos em exposição, a taça foi furtada. A notícia percorreu os quatro cantos do planeta e teve um desenrolar misterioso. Apesar de os peritos da "Scotland Yard" investigarem exaustivamente o crime, quem salvou a pátria foi um cachorro chamado "Pickles", que achou a taça no subúrbio de Londres.
- A Copa de 1966 também ficou marcada pelas inovações tecnológicas. Foi o primeiro mundial a apresentar o "replay" das melhores jogadas das partidas.
- Pela segunda vez um artilheiro de Copa do Mundo é nascido no continente africano. A primeira foi em 1958, com o marroquino Just Fontaine, que atuou pela Seleção da França. Eusébio, goleador do Mundial da Inglaterra, era natural de Moçambique.
- Edu, ponta-esquerda do Santos nas décadas de 60 e 70, foi o jogador brasileiro mais novo a ir para uma Copa do Mundo. Na Copa da Inglaterra, o habilidoso atacante tinha apenas 16 anos, mas não atuou em nenhuma partida daquela competição.
- O treinador campeão, o inglês Alf Ramsey, jogou a Copa de 1950, no Brasil, e esteve presente no maior vexame da história da Inglaterra em Copas do Mundo: a derrota por 1 a 0, para os Estados Unidos.
- Os jogadores da Seleção Inglesa receberam cerca de 900 libras pela conquista do título mundial de 1966.
- Após a final da Copa de 1966, Pelé concedeu uma entrevista ao jornal inglês "Sunday Telegraph" dizendo que estava desgostoso com a violência, e que aquela seria a sua última Copa do Mundo. Felizmente a promessa não foi cumprida e o Rei conquistou o tricampeonato mundial em 1970.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário