Na Copa de 1998, franceses venceram o Brasil na final e conquistaram o título do torneio. Confira hoje as curiosidades do Mundial disputado na França.
Bruna Tanzi
A Copa do Mundo de Futebol de 1998 foi realizada na França entre os dias 10 de junho e 12 de julho. Contou com a participação de 32 seleções.
Seleções participantes: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Camarões, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Croácia, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Irã, Itália, Iugoslávia, Jamaica, Japão, Marrocos, México, Nigéria, Noruega, Paraguai, Romênia e Tunísia.
Campeão: França
Vice: Brasil (Técnico: Zagallo)
Jogos do Brasil:
1ª Fase: Brasil 2 x 1 Escócia / Brasil 3 x 0 Marrocos / Brasil 1 x 2 Noruega
Oitavas de final: Brasil 4 x 1 Chile
Quartas de final: Brasil 3 x 2 Dinamarca
Semifinal: Brasil 1 x 1 Holanda (4 x 2 nos pênaltis)
Final: Brasil 0 x 3 França
Campanha do Brasil: 7 jogos / 4 vitórias / 1 empate / 14 gols prós / 10 gols contra
Artilheiros: Davor Suker, da Croácia, com 6 gols.
Curiosidades da Copa de 98
- A edição da Copa que teve o maior número de gols foi a de 1998, na França. As redes foram balançadas 171 vezes.
- O jogador mais famoso da Seleção Francesa na Copa de 1998, Zinedine Zidane, se espelha no ex-craque uruguaio Enzo Francescoli. Zidane é natural de Marselha e Francescoli jogou no Olympique.
- O técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira foi demitido do cargo de técnico da Arábia Saudita após ter sofrido uma goleada por 4 a 0, da França. Neste jogo Zidane foi expulso e cumpriu dois jogos de suspensão.
- Quando a Nigéria se classificou para as oitavas-de-final da Copa de 1998, o zagueiro Taribo West disse a seguinte frase: "Só os deuses podem nos parar". Os nigerianos enfrentaram a Dinamarca em busca de um lugar na fase seguinte e perderam.
- Segundo a Fifa, os melhores jogadores da competição foram: Barthez, Chilavert, Thuram, Desailly, Gamarra, Frank de Boer, Roberto Carlos, Davids, Michael Laudrup, Dunga, Zidane, Rivaldo, Bergkamp, Brian Laudrup, Ronaldo e Suker. As maiores decepções foram Rufai Benzekri, Lalas, Issa, Song, Mihajlovic, Heinrich, Balakov, Hagi, Ziege, Stoitchkov e Raúl.
- O árbitro mais rigoroso da Copa foi o mexicano Arturo Brizio, que explusou sete jogadores na competição, nos seis jogos que apitou. O mexicano expulsou até o astro da Copa, Zinedine Zidane.
- O alemão Lothar Mathäus bateu o recorde do mexicano Carbajal. Mathäus jogou sua quinta Copa do Mundo e participou de 2048 minutos de jogo com bola rolando.
- Pela segunda Copa consecutiva, o argentino Gabriel Batistuta marcou três gols, em 15 minutos, na mesma partida. Os respectivos adversários foram a Grécia, em 1994, e a Jamaica em 1998.
- A pior campanha na Copa do Mundo foi da Seleção dos Estados Unidos. Os americanos sofreram três derrotas. Marcaram apenas um gol e levaram cinco.
domingo, 13 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário