Hoje, o Hora do Futebol destaca os principais fatos da Copa do Mundo de 1970.
Bruna Tanzi
A Copa do Mundo de Futebol de 1970 foi realizada no México entre os dias 31 de maio e 21 de junho. Contou com a participação de 16 seleções.
Seleções participantes: Alemanha Ocidental, Bélgica, Brasil, Bulgária, El Salvador, Inglaterra, Itália, Israel, Marrocos, México, Peru, Romênia, Suécia, Tchecoslováquia, URSS e Uruguai.
Campeão: Brasil (tri-campeão nesta copa) (Técnico: Zagallo)
Vice: Itália
Jogos do Brasil
1ª Fase: Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia / Brasil 1 x 0 Inglaterra / Brasil 3 x 2 Romênia
Quartas de Finais: Brasil 4 x 2 Peru
Semifinais: Brasil 3 x 1 Uruguai
Final: Brasil 4 x 1 Itália
Campanha do Brasil: 6 jogos / 6 vitórias / 19 gols pró / 7 gols contra
Artilheiro: Muller, da Alemanha Ocidental, com 10 gols
Curiosidades da Copa de 70:
- A Copa do Mundo do México foi a primeira a ter as partidas transmitidas pela televisão.
- O mascote de 1970 foi um garoto mexicano, com sombreiro, chamado Juanito.
- Os cartões vermelho e amarelo foram utilizados pela primeira vez em Copas do Mundo no México.
- Dos quatro semifinalistas da Copa de 1970 (Uruguai, Brasil, Itália e Alemanha), três poderiam conquistar em definitivo a Taça Jules Rimet. Brasileiros, italianos e uruguaios tinham duas conquistas cada.
- Dois dos três preparadores físicos da Seleção Brasileira de 1970 chegaram a técnicos do Brasil em mundiais. Cláudio Coutinho, em 1978, e Carlos Alberto Parreira, em 1994. Admildo Chirol foi o único que não virou treinador.
- João Saldanha era o técnico da Seleção Brasileira nas eliminatórias da Copa de 1970. Mas um entrevero com o presidente da República na época, Emilio Garrastazu Médici, o afastou do Mundial. Médici palpitou sobre a convocação da Seleção para Copa e Saldanha respondeu que "Médici devia palpitar no ministério dele, que da seleção cuidava ele”. João Havelange, então presidente da CBF, não teve dúvidas e demitiu o treinador.
- A Seleção da Copa de 70 era formada por: Sepp Maier (Alemanha); Carlos Alberto (Brasil), Cera (Itália), Cooper (Inglaterra) e Beckenbauer (Alemanha); Clodoaldo (Brasil), Gérson (Brasil); Jairzinho (Brasil), Muller (Alemanha), Pelé (Brasil) e Rivelino (Brasil).
- O meio-de-campo Didi, campeão com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962, foi o técnico do selecionado peruano no mundial do México. A maior façanha do "Príncipe Etíope" foi nas Eliminatórias Sul-Americanas de 1969, quando desclassificou a Argentina.
- O alemão Gerd Muller marcou dez gols em 1970, tornando-se o artilheiro da Competição. Com os quatro gols assinalados na Copa de 1974, Muller virou o maior goleador em copas do mundo.
- Jairzinho (Botafogo),Tostão (Cruzeiro), Rivelino (Corinthians), Gérson (São Paulo) e Pelé (Santos), que formavam o meio-de-campo e o ataque da Seleção Brasileira, jogavam nos seus clubes com a camisa 10.
- Em 1970, foi a quarta e última Copa que Pelé disputou. O Rei do Futebol marcou 10 gols e venceu três vezes a principal competição de futebol do Mundo.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário