Há exatos 20 anos, começava a Copa do Mundo disputada na Itália, que terminou com o tricampeonato da Alemanha Ocidental.
Bruna Tanzi
A Copa do Mundo de Futebol de 1990 foi realizada na Itália entre os dias 08 de junho e 08 de julho. Contou com a participação de 24 seleções.
Seleções participantes: Alemanha Ocidental, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Camarões, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes Unidos, Escócia, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Iugoslávia, Romênia, Suécia, Tchecoslováquia, União Soviética e Uruguai.
Campeão: Alemanha Ocidental (3° título)
Vice: Argentina
Classificação do Brasil: 9° lugar (Técnico: Sebastião Lazaroni)
Jogos do Brasil:
1ª Fase: Brasil 2 x 1 Suécia / Brasil 1 x 0 Costa Rica / Brasil 1 x 0 Escócia
Oitavas de final: Brasil 0 x 1 Argentina / Brasil 1 x 1 França (3 x 4 nos pênaltis)
Campanha do Brasil: 4 jogos / 3 vitórias / 4 gols pró / 2 gol contra
Artilheiro: Salvatore Schillaci, da Itália, com 6 gols
Curiosidades da Copa de 90
- Foi a primeira vez em uma Copa que todas as seleções campeãs estiveram presente no torneio: Brasil, Itália, Argentina, Alemanha, Uruguai e Inglaterra.
- O jogo de abertura entre Argentina e Camarões teve mais torcedores no estádio do que a final envolvendo Alemanha Ocidental e Argentina.
- O camaronês Roge Milla, com 38 anos, se tornou o jogador mais velho a marcar um gol na história da Copa do Mundo.
- "Estaremos juntos em 94". Frase do atacante Bebeto a Romário, tendo uma premonição da dupla de ataque que jogou junta na Copa dos Estados Unidos.
- A Irlanda levou a equipe mais velha da competição, com média de 28,9 anos. Já os americanos eram os mais novos, com média de 24 anos.
- Pela primeira vez em sua história, a Seleção Brasileira usou 12 jogadores que atuavam no exterior para formar o seu elenco.
- As duas partidas das semifinais foram decididas nas cobranças de pênaltis, algo que não ocorreu nas demais edições do torneio.
- Antes do jogo entre Itália e Argentina, pelas semifinais, Maradona fez um discurso político dirigido à cidade de Nápoles, sede de sua equipe. O craque lembrou a marginalização econômica e social do povo e convocou a todos para torcer pela Argentina.
- O goleiro italiano Wanter Zenga bateu o recorde de tempo sem levar gol em Copas, ficando invicto por 517 minutos.
- O Mundial da Itália teve a pior média de gols de todos os tempos. As redes balançaram 115 vezes em 52 partidas, com uma média de 2,21 gols por jogo, menos da metade da média da Copa de 54, que ficou com 5,38.
- Na final da Copa do Mundo de 1990, entre Alemanha Ocidental e Argentina, o árbitro esqueceu de olhar o tempo no relógio e a primeira etapa chegou aos 53 minutos.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário