Fique por dentro da Copa do Mundo que terminou com o título dos nossos principais rivais no futebol. Jogando em casa, os hermanos argentinos conquistaram pela primeira vez a taça do Mundial.
Bruna Tanzi
A Copa do Mundo de Futebol de 1978 foi realizada na Argentina entre os dias 1 e 25 de junho. Contou com a participação de 16 seleções.
Seleções participantes: Alemanha Ocidental, Argentina, Áustria, Brasil, Escócia, Espanha, França, Holanda, Hungria, Irã, Itália, México, Peru, Polônia, Tunísia e Suécia.
Campeão: Argentina
Vice: Holanda
Classificação do Brasil: 3° lugar (Cláudio Coutinho)
Jogos do Brasil
1ª Fase: Brasil 1 x 1 Suécia / Brasil 0 x 0 Espanha / Brasil 1 x 0 Áustria
2ª Fase: Brasil 3 x 0 Peru / Brasil 0 x 0 Argentina / Brasil 3 x 1 Polônia
Disputa de 3° lugar: Brasil 2 x 1 Itália
Campanha do Brasil: 7 jogos / 4 vitórias / 3 empates / 10 gols pró / 3 gols contra
Artilheiro: Mario Kempes, da Argentina, com 6 gols.
Curiosidades da Copa de 78:
- O milésimo gol da história das Copas foi marcado no Mundial da Argentina. O autor foi o holandês Resembrink, em uma cobrança de pênalti. O carrossel holandês acabou sendo derrotado pela Escócia por 3 a 2, na primeira fase.
- A primeira partida do Brasil aconteceu contra a Suécia e terminou empatada em 1 a 1. O resultado poderia ter sido melhor se o árbitro Clive de Thomas não tivesse encerrado o jogo durante a cobrança de escanteio, que acabou com um gol de Zico.
- O atacante brasileiro Jorge Mendonça fez o aquecimento mais demorado em uma Copa do Mundo. No jogo contra a Espanha, o técnico mandou o jogador se preparar no início do segundo tempo, mas o atleta só entrou aos 38 minutos.
- Durante a final entre Argentina e Holanda, um torcedor argentino sofreu um ataque cardíaco, no último lance do tempo regulamentar, quando Resembrink chutou a bola na trave de Fillol.
- A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida pela Copa do Mundo. Os tunisianos ganharam dos mexicanos por 3 a 1.
- Somente quatro dos 22 jogadores do elenco do Brasil disputaram todos os jogos da Copa sem serem substituídos: Amaral, Batista, Leão e Oscar.
- O gramado do estádio Monumental, palco da abertura e do encerramento da Copa, teve problemas um pouco antes do início do torneio. Faltava água em Buenos Aires e a solução foi buscar água do mar para regar a grama, que chegou a ficar queimada.
- O Brasil teve que se deslocar mais de quatro mil quilômetros para fazer suas sete partidas, enquanto a seleção argentina percorreu pouco mais de 600 km para disputar o mesmo número de jogos.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário