quarta-feira, 10 de junho de 2009

Nilma Machado: A Mulher de Ferro


A realização de um sonho de infância. Foi assim que a atleta botucatuense Nilma Machado resumiu sua participação no “Iron Man Brasil 2009”, em Florianópolis-SC, a principal prova de triathlon do País, seletiva para o Iron Man Mundial no Havaí.

Nilma Machado completou os 3,8 km de nado no mar, pedalou 180 km e correu mais 42 km, num total de 12 horas e 44 minutos, 4 horas e 16 minutos abaixo do tempo máximo para completar a prova. “Fiz 1 hora e 14 minutos de natação, 6 horas e 34 minutos de bicicleta e 4 horas e 44 minutos de corrida. Desde a minha infância, quando treinava natação, ouvia sobre o Iron Man e achava que os participantes eram verdadeiros super-heróis. Nunca deixei de sonhar em completar esta prova”, revelou a triatleta.

Para realizar o sonho, Nilma teve que se preparar e dedicar por dois anos. “Em 2007 percebi que estava na hora de disputar o Iron Man. Planejei meu horário, encarei e encorajada pela minha treinadora, Clarita Balestrim, procurei uma assessoria esportiva especializada em triathlon e uma nutricionista, para planejar toda a estratégia e logística para uma prova tão longa”, explicou. “Ainda tive um apoio fantástico dos meus pais, namorado e amigos, que me incentivaram e ajudaram muito nos treinamentos”, completou.

No dia da prova, ela passou por diversas sensações. “Quando chegou o grande dia eu estava ansiosa. Cheguei às 5 horas da manhã na praia de Jurerê, local da largada, e o local já estava agitado. Tudo era pura adrenalina. O clima estava excelente e conclui que não tinha motivo para tanta ansiedade, pois quando você quer muito que uma coisa aconteça, todo o universo conspira a seu favor. Não me contive, chorei de emoção e agradeci por aquele momento tão especial”, desabafou. “Ao sinal da largada, a emoção tomou contas de todos os heróis que estavam participando. Eram gritos de agradecimento, de euforia, de alegria, de êxtase total, tudo tão perfeito, que ainda vejo e sinto como se fosse um momento eterno”, disse.

Ao final da prova, a botucatuense sentiu-se realizada. “Completar o Iron Man me fez sentir uma mulher de aço, renovou meu espírito e minhas energias”, relatou Nilma Machado, que avisou: “Durante os treinos, falava que faria só um Iron man, afinal os treinos eram bastante cansativos, mas mudei de ideia . Espero voltar em 2010”, finalizou.

(Géro Bonini/Diário da Serra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário